quarta-feira, 28 de julho de 2010

MANEIRAS DIFERENTES DE APRENDER A TABUADA

Antigamente era de extrema importância saber a tabuada “na ponta da língua”, não que hoje em dia não seja importante saber toda ela. A diferença é que os métodos que são utilizados para que o aluno aprenda a tabuada é que são diferentes.

A repetição, a prática cotidiana de uma atividade com certeza é uma das maneiras mais viáveis de se aprender algo, mas essa repetição deve ter contexto, o simples fato de ficar repetindo até decorar não quer dizer que estará aprendendo, o máximo que ocorrerá é o famoso “decoreba”. Essa é a forma que as pessoas acham que se deve estudar a tabuada. Acredita-se que não tem como aprender a tabuada, apenas decorá-la.

A tabuada nada mais é que operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais. Por exemplo: 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, a soma pode ser representada pela multiplicação, ou seja, é a soma de 6 parcelas iguais, portanto 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 é o mesmo que 5 x 6 = 30.

Podemos partir dessa idéia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar de algumas estratégias como o jogo.

Existem inúmeros jogos, alguns adaptados para a tabuada, outros criados especificamente para essa situação. Dentre eles destacam-se:

Bingo matemático
Batalha Naval
Jogo da memória
Jogos: Batalha numérica
Jogo do repartir
Jogos de Dados
Dedo no gatilho
Labirinto
Dominó

Esses jogos facilitam a aprendizagem, mostram um lado divertido de estudar a tabuada. São atividades que podem ser praticadas diariamente em sala de aula ou até mesmo em casa com os pais.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TIPOS DE TABUADA...

explicando a tabuada com dedos...

É só preciso usar os dedos, mas com cabeça.
Você deseja calcular o produto de 9 por 4.
Levanta as mãos abertas com os dedos esticados e as palmas voltadas para ti. Se vais multiplicar por 4, dobras o quarto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 3. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades – 6.      
                                                                                                                                             
                                                         
                                                                                                                                             
                                                        Utilizando o mesmo processo terás 9 x 5:   
Se vais multiplicar por 5, dobras o quinto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 4. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades - 5.                    
                                                                                                                                             
                                                        

segunda-feira, 12 de julho de 2010

EVOLUÇÃO DA TABUADA!

Tabelas de múltiplos
 

Na tábua está a tabuada do 30, que ocupa tanto a frente como a parte de trás da tábua.

Existem várias centenas de tábuas, provenientes da Mesopotâmia, de cerca do 2.º milénio a.C., com uma tabuada da multiplicação, consistindo num dado número multiplicado pelos inteiros de 1 a 19 e depois por 20, 30, 40 e 50, por vezes as tábuas terminam com uma listagm de quadrados, raízes quadradas e reciprocos do número dado. Só na colecção de Schoyen existem 148 tábuas deste tipo (Friberg, 2007). Não existem, desta época, tábuas com tabuadas para o 11, 13 e 17, mas existem 1,25; 3,75 e outros números "decimais". Encontram-se, nesta época, tábuas da multiplicação para os seguintes números:
 

50 36 20 12,5 8 6 3 + 20/60 2
48 30 18 12 7,5 5 3 1 + 40/60
45 25 16 + 40/60 10 7,2 4,5 2,5 1,5
44 + 26/60 + 40/60 24 16 9 7 4 2,4 1 + 20/60
40 22,5 15 8 + 20/60 6 + 40/60 3,75 2,25 1,25
Embora não se saiba exactamente porque razão escolheram estas tabuadas, todas as tabuadas que se encontraram, até hoje, à excepção da do 7, são para números sexagésimais regulares, ou seja, números cujos recíprocos dão uma fracção sexagesimal  (Katz, 1993), ou seja, dizimas finitas, na base 60. Só de uma época posterior, cerca de 500 a.C. aparece uma tábua com a tabuada do 13.
Estas tábuas deveriam pertencer aos escribas que estariam a aprender a tabuada, ao que parece estes escribas, pelo menos os de Larsa, levariam cerca de 1 ano a aprender todas tabuadas (Robson, 2007).
Na tábua seguinte (CBS 2142), de Nippur, de cerca do início do 2.º milénio a.C., pode ver-se a tabuada do 15, realizada pelo professor nas colunas da esquerda e nas colunas da direita a cópia do aluno, que está inacaba (Robson, 2003).


Tádua CBS 2142, da tabuada do 15, escrita pelo professor e por um aluno
Há, também, várias tábuas em que aparecem mais do que uma tabuada.
A seguir apresentam-se alguns links para imagens, on-line, de diversas tábuas com tabuadas:
 
Tábuas com uma tabuada
Código da tábua Múltiplos Origem Data
MS 3866
1,2
Babilónia c.1800 a.C.
UM 55-21-289 1 + 2/3 - -
MS 3967/1 2 ? c.1800 a.C.
UM 55-21-360 3 - -
Cornel 76 3,75 ? ?
YBC 11924 4 Larsa c.1800 a.C.
KM 89406 5 ? c.1800 a.C.
NBC 7344 5 - c.1800 a.C
MS 2829 7 ? c.1800 a.C
Ash 1924-457 7,2 Marad c.1800 a.C.
Cornel 58 7,5 ? c.1800 a.C.
Ash 1923-318 8 Larsa c.1800 a.C.
HS 0217a 9 Nippur -
Ash 1924-472 10 ? c.1800 a.C.
VAT 07858 10 ? ?
Ash 1924-450 12 Larsa c.1800 a.C.
MS 2184/3 12 ? c.1800 a.C.
BM 141493 13 Warka? c. 500 a.C.
Ash 1932-180 12,5 Kish c.1800 a.C.
MS 2708 18 ? c.1800 a.C.
Ash 1924-451 24 Larsa c.1800 a.C.
MS 3873/1 24 ? c.1800 a.C.
Cornel 31 25
?
c.1800 a.C.
UM 29-15-503 30
-
c.1800 a.C
MS 2875 30
?
c.1800 a.C
UM 29-15-485 36
-
c.1800 a.C
MS 3909/3 40
?
c.1800 a.C
MS 3044/3 45
?
c.1800 a.C
MS 3849 50
?
c.1800 a.C
Tábuas com várias tabuadas

MS 2878 22,5 e 20
?
c.1800 a.C
MS 3891 7; 6 + 40/60; 6
?
c.1800 a.C
MS 3939 8; 7,5; 7,2 e 7
?
c.1800 a.C
MS 3870 5 tabuadas
?
c.1800 a.C
MS 3845 11 tabuadas
?
c.1800 a.C
MS 3974 40 tabuadas
?
c.1800 a.C

a turma do papoco...

sábado, 10 de julho de 2010

essas meninas...

como ensinar tabuada?

Um jeito diferente e criativo de aprender a tabuada

Tabuada sempre foi um pesadelo tanto para as crianças como para seus pais. Outro dia, recebi uma carta de uma mãe, preocupadíssima porque seu filho não conseguia decorar a tabuada.

Enquanto lia as aflições dessa senhora, lembrei-me de um novo amigo, doutor Rubens, médico ortopedista, que nas poucas horas vagas de que dispõe ajuda sobrinhos e filhos a resolver as questões da Aritmética. Foi ele quem me contou que numa dessas sessões de auxílio matemático conseguiu demonstrar ao filho que quem conhece as tabuadas do 2 e do 3 já sabe um bom pedaço de todas as outras.

Basta aplicar o fato, curioso para as crianças, de que as multiplicações 2 x 9 e 3 x 9. 2x8e3x8, 2x7. 3x7 etc. dão os mesmos resultados das multiplicações 9 x 2 e 9 x 3. 8 x 2 e 8x3, 7 x 2 e 7 x 3. Essa propriedade de poder "comutar" a ordem dos fatores sem que. com isso, se modifique o resultado de uma multiplicação, embora simples ou, talvez, exatamente por isso, acaba se tornando um poderoso auxiliar no agradável jogo de brincar com os números.

Fiquei duplamente contente. Primeiro porque o Rubens deu um jeito na minha coluna vertebral e segundo porque, mesmo sem saber, acabou ajudando esta coluna, o "Dois mais Dois", ao revelar a este velho professor que ainda existem pais e tios preocupados com o lúdico da Aritmética no contato com filhos e sobrinhos.

Quanto à mãe aflita com a tabuada do filho, o caso me pareceu mais sério, pois o menino ia bem até a tabuada do 5, mas do 6 ao 9 era um terror. Tranqüilizei-a e sugeri que ela brincasse com o menino usando um processo do qual ainda se encontram vestígios na índia, no Iraque, no centro da França, norte da África, etc.

Então, vamos lá e mãos ao alto. Não se assuste, não é um assalto, apenas um jeito novo e diferente de aprender as tabuadas do 6 ao 9. Exemplo: 7x9. Levante as mãos. Depois, escolha uma delas, dobre os dedos correspondentes à quantidade em que o 7 excede o 5, isto é, 2.

Faça o mesmo com a outra mão para 9, isto é, dobre os dedos correspondentes à quantidade que o 9 excede o 5. Ou seja. 4.

Observe agora as duas mãos:

Responda quantos dedos estão dobrados. Seis, ok? Dois em uma (7 - 5) e quatro na outra (9-5). Pois bem, a soma dos dedos dobrados (6) responde à dezena (60) do resultado. Assim (2 + 4) x 10 = 60. Logo, descobrimos a dezena da multiplicação de 7 por 9.7 x 9 = sessenta e ??? Para descobrirmos as unidades, basta contarmos os dedos levantados nas duas mãos (3 numa e 1 na outra) e multiplicarmos esses números:

3x1=3
(2+4) dedos dobrados = 60

Logo, 7 x 9 = 63
(3x1) dedos levantados = 3

Agora, tente você. Faça 8 x 6 e vamos conferir:
8 x 6 = 48

Dobrados: 8 - 5 = 3; 6 - 5 = 1, (3+1) x 10 = 40
Levantados: 2 4, 2x4=8
Resultado: = 48

Daqui para a frente é com você, tente outros e veja que a técnica não é complicada. Aliás, vários livros contam a história dessa interessante maneira de multiplicar. Um deles, recentemente traduzido para o português, é Os números, de Georges Ifrah.

Se você brincar bastante, vai ter uma surpresa ao fazer 6 x 7. Verá somente 3 dedos dobrados. Não se preocupe, não está errado, pois terá levantado 4 dedos numa das mãos e 3 na outra, logo 6 x 7 resulta 30 e 12 (3 x 4), ou seja, 42.

Observe, por exemplo, como os franceses dizem 80; é quatre vingt, ou quatro vintes, que significa 4 vezes 20 ou o nosso 80. Isso pode ter tido origem no calculista da aldeia dos irresistíveis gauleses Asterix, Obelix e companhia. Ele talvez usasse os dedos das mãos e os dos pés para contar, construindo assim um sistema de numeração de base 20. Os vestígios teriam sobrevivido no modo como os franceses dizem 80. Mas isso é outra história. Mãos ao alto e vamos treinar a tabuada.