Antigamente era de extrema importância saber a tabuada “na ponta da língua”, não que hoje em dia não seja importante saber toda ela. A diferença é que os métodos que são utilizados para que o aluno aprenda a tabuada é que são diferentes.
A repetição, a prática cotidiana de uma atividade com certeza é uma das maneiras mais viáveis de se aprender algo, mas essa repetição deve ter contexto, o simples fato de ficar repetindo até decorar não quer dizer que estará aprendendo, o máximo que ocorrerá é o famoso “decoreba”. Essa é a forma que as pessoas acham que se deve estudar a tabuada. Acredita-se que não tem como aprender a tabuada, apenas decorá-la.
A tabuada nada mais é que operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais. Por exemplo: 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, a soma pode ser representada pela multiplicação, ou seja, é a soma de 6 parcelas iguais, portanto 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 é o mesmo que 5 x 6 = 30.
Podemos partir dessa idéia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar de algumas estratégias como o jogo.
Existem inúmeros jogos, alguns adaptados para a tabuada, outros criados especificamente para essa situação. Dentre eles destacam-se:
Bingo matemático
Batalha Naval
Jogo da memória
Jogos: Batalha numérica
Jogo do repartir
Jogos de Dados
Dedo no gatilho
Labirinto
Dominó
Esses jogos facilitam a aprendizagem, mostram um lado divertido de estudar a tabuada. São atividades que podem ser praticadas diariamente em sala de aula ou até mesmo em casa com os pais.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
explicando a tabuada com dedos...
É só preciso usar os dedos, mas com cabeça.
Você deseja calcular o produto de 9 por 4.
Você deseja calcular o produto de 9 por 4.
Levanta as mãos abertas com os dedos esticados e as palmas voltadas para ti. Se vais multiplicar por 4, dobras o quarto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 3. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades – 6.
Utilizando o mesmo processo terás 9 x 5:
Se vais multiplicar por 5, dobras o quinto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 4. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades - 5.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
EVOLUÇÃO DA TABUADA!
Tabelas de múltiplos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Na tábua está a tabuada do 30, que ocupa tanto a frente como a parte de trás da tábua. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Existem várias centenas de tábuas, provenientes da Mesopotâmia, de cerca do 2.º milénio a.C., com uma tabuada da multiplicação, consistindo num dado número multiplicado pelos inteiros de 1 a 19 e depois por 20, 30, 40 e 50, por vezes as tábuas terminam com uma listagm de quadrados, raízes quadradas e reciprocos do número dado. Só na colecção de Schoyen existem 148 tábuas deste tipo (Friberg, 2007). Não existem, desta época, tábuas com tabuadas para o 11, 13 e 17, mas existem 1,25; 3,75 e outros números "decimais". Encontram-se, nesta época, tábuas da multiplicação para os seguintes números:
Estas tábuas deveriam pertencer aos escribas que estariam a aprender a tabuada, ao que parece estes escribas, pelo menos os de Larsa, levariam cerca de 1 ano a aprender todas tabuadas (Robson, 2007). Na tábua seguinte (CBS 2142), de Nippur, de cerca do início do 2.º milénio a.C., pode ver-se a tabuada do 15, realizada pelo professor nas colunas da esquerda e nas colunas da direita a cópia do aluno, que está inacaba (Robson, 2003). Tádua CBS 2142, da tabuada do 15, escrita pelo professor e por um aluno Há, também, várias tábuas em que aparecem mais do que uma tabuada. A seguir apresentam-se alguns links para imagens, on-line, de diversas tábuas com tabuadas:
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sábado, 10 de julho de 2010
como ensinar tabuada?
Um jeito diferente e criativo de aprender a tabuada
Tabuada sempre foi um pesadelo tanto para as crianças como para seus pais. Outro dia, recebi uma carta de uma mãe, preocupadíssima porque seu filho não conseguia decorar a tabuada.Enquanto lia as aflições dessa senhora, lembrei-me de um novo amigo, doutor Rubens, médico ortopedista, que nas poucas horas vagas de que dispõe ajuda sobrinhos e filhos a resolver as questões da Aritmética. Foi ele quem me contou que numa dessas sessões de auxílio matemático conseguiu demonstrar ao filho que quem conhece as tabuadas do 2 e do 3 já sabe um bom pedaço de todas as outras.
Basta aplicar o fato, curioso para as crianças, de que as multiplicações 2 x 9 e 3 x 9. 2x8e3x8, 2x7. 3x7 etc. dão os mesmos resultados das multiplicações 9 x 2 e 9 x 3. 8 x 2 e 8x3, 7 x 2 e 7 x 3. Essa propriedade de poder "comutar" a ordem dos fatores sem que. com isso, se modifique o resultado de uma multiplicação, embora simples ou, talvez, exatamente por isso, acaba se tornando um poderoso auxiliar no agradável jogo de brincar com os números.
Fiquei duplamente contente. Primeiro porque o Rubens deu um jeito na minha coluna vertebral e segundo porque, mesmo sem saber, acabou ajudando esta coluna, o "Dois mais Dois", ao revelar a este velho professor que ainda existem pais e tios preocupados com o lúdico da Aritmética no contato com filhos e sobrinhos.
Quanto à mãe aflita com a tabuada do filho, o caso me pareceu mais sério, pois o menino ia bem até a tabuada do 5, mas do 6 ao 9 era um terror. Tranqüilizei-a e sugeri que ela brincasse com o menino usando um processo do qual ainda se encontram vestígios na índia, no Iraque, no centro da França, norte da África, etc.
Então, vamos lá e mãos ao alto. Não se assuste, não é um assalto, apenas um jeito novo e diferente de aprender as tabuadas do 6 ao 9. Exemplo: 7x9. Levante as mãos. Depois, escolha uma delas, dobre os dedos correspondentes à quantidade em que o 7 excede o 5, isto é, 2.
Faça o mesmo com a outra mão para 9, isto é, dobre os dedos correspondentes à quantidade que o 9 excede o 5. Ou seja. 4.
Observe agora as duas mãos:
Responda quantos dedos estão dobrados. Seis, ok? Dois em uma (7 - 5) e quatro na outra (9-5). Pois bem, a soma dos dedos dobrados (6) responde à dezena (60) do resultado. Assim (2 + 4) x 10 = 60. Logo, descobrimos a dezena da multiplicação de 7 por 9.7 x 9 = sessenta e ??? Para descobrirmos as unidades, basta contarmos os dedos levantados nas duas mãos (3 numa e 1 na outra) e multiplicarmos esses números:
3x1=3
(2+4) dedos dobrados = 60
Logo, 7 x 9 = 63
(3x1) dedos levantados = 3
Agora, tente você. Faça 8 x 6 e vamos conferir:
8 x 6 = 48
Dobrados: 8 - 5 = 3; 6 - 5 = 1, (3+1) x 10 = 40
Levantados: 2 4, 2x4=8
Resultado: = 48
Daqui para a frente é com você, tente outros e veja que a técnica não é complicada. Aliás, vários livros contam a história dessa interessante maneira de multiplicar. Um deles, recentemente traduzido para o português, é Os números, de Georges Ifrah.
Se você brincar bastante, vai ter uma surpresa ao fazer 6 x 7. Verá somente 3 dedos dobrados. Não se preocupe, não está errado, pois terá levantado 4 dedos numa das mãos e 3 na outra, logo 6 x 7 resulta 30 e 12 (3 x 4), ou seja, 42.
Observe, por exemplo, como os franceses dizem 80; é quatre vingt, ou quatro vintes, que significa 4 vezes 20 ou o nosso 80. Isso pode ter tido origem no calculista da aldeia dos irresistíveis gauleses Asterix, Obelix e companhia. Ele talvez usasse os dedos das mãos e os dos pés para contar, construindo assim um sistema de numeração de base 20. Os vestígios teriam sobrevivido no modo como os franceses dizem 80. Mas isso é outra história. Mãos ao alto e vamos treinar a tabuada.
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